Bem Vindos

Aqui você encontra os mais variados tipo de serviços especializados em Notebooks, desde formatação, instalação e suporte a rede, recuperação de dados e muito mais solicite já um ORÇAMENTO.

 

Imprimir

Formatação com Backup

Publicado em Artigos do Site

O backup existe para auxiliar na prevenção de perda de dados, como arquivos apagados acidentalmente por falha física ou humana. Essa prática garante a integridade dos dados, de configurações, bancos de dados, arquivos de usuários. Caso o sistema seja pequeno, pode-se considerar um método pequeno, de backups 'full', ou seja, que tudo seja copiado todo o dia. O inconveniente é a demora deste tipo de backup.

Entendendo o backup

Mas, por exemplo, em uma grande empresa, é preciso colocar este sistema de uma maneira funcional, onde não pode-se perder grande tempo com o backup. Sem eles muitos dados são simplesmente irrecuperáveis, caso sejam perdidos devido a uma falha acidental ou a uma invasão do computador, por exemplo.

Os backups devem fazer parte da rotina de operação de seus sistemas e seguir uma política determinada. O melhor é fazê-los da forma mais automatizada possível, de modo a reduzir o seu impacto sobre o trabalho dos administradores e operadores de sistemas.

A lista de itens cujo backup deve ser feito com frequência inclui:

Dados.

Arquivos de configuração.

Logs.

Alguns cuidados devem ser tomados em relação ao local onde são guardados os backups:

- O acesso ao local deve ser restrito para evitar que pessoas não autorizadas roubem ou destruam backups.

- O local deve ser protegido contra agentes nocivos naturais (poeira, calor, umidade).

- Se possível, é aconselhável que o local seja também à prova de fogo. Aí não vai ter como estragar seu backup!

Os backups devem ser verificados logo após a sua geração e, posteriormente, em intervalos regulares.

Isso possibilita a descoberta de defeitos em dispositivos e meios de armazenamento e pode evitar que dados sejam perdidos por problemas com backups que não podem ser restaurados.

Quando for necessário restaurar um sistema, o backup deve ser feito com a máquina isolada da rede - caso haja uma -, como acontece em empresas.

Caso o sistema em questão tenha sido comprometido, revise a sua configuração após a restauração para certificar-se de que não tenha ficado nenhuma porta de entrada, previamente instalada pelo invasor.

Tipos mais comuns de backup

Backup Total: é o backup que abrange na íntegra todos os arquivos e diretórios existentes no servidor.

Vantagens:

- Backup completo do servidor.

- Caso você precise restaurar arquivos, eles são facilmente restaurados do único conjunto de backup.

Desvantagens:

- Um backup completo é mais demorado que outras opções de backup.

- Backups completos requerem mais disco, fita ou espaço de unidade de rede.

Backup Incremental: é o método de backup onde múltiplos backups são mantidos (e não apenas o último).

Em um backup incremental, cada arquivo é armazenado uma única vez e, em seguida, sucessivos backups contêm apenas as informações que mudaram desde uma cópia de segurança anterior.

Vantagens:

- Tempo de backup é mais rápido do que backups totais.

- Backups incrementais requerem menos disco, fita ou espaço de unidade de rede.

- Você pode manter várias versões dos mesmos arquivos em diferentes conjuntos de backup.

Desvantagens:

- Para restaurar todos os arquivos, você deve ter todos os backups incrementais disponíveis.

- Pode levar mais tempo para restaurar um arquivo específico, pois é necessário pesquisar mais de um conjunto de backup para encontrar a versão mais recente de um determinado arquivo.

Backup Diferencial: é um backup cumulativo de todas as alterações feitas desde o último backup completo. Juntos, um backup total e um backup diferencial devem incluir todos os arquivos no computador, alterados e inalterados.

Vantagens:

- A recuperação é realizada em curto período de tempo, exigindo apenas um backup completo e os últimos backups diferenciais para restaurar o sistema.

- Tempo de backup é mais rápido que backups completos ou incrementais.

Desvantagens:

- Restaurando todos os arquivos pode levar consideravelmente mais tempo, pois você pode ter que restaurar tanto o último backup diferencial e completo.

- Restaurar um arquivo individual pode demorar mais, pois é necessário que você localize o arquivo em um backup completo ou incremental.

Acima de tudo, sempre confie em um profissional que possa esclarecer suas dúvidas e ensinar o caminho das pedras para que você não fique dependente somente de seus serviços.

Além disso, opte por marcas de aparelhos mais conhecidas e que possam prestar atendimento técnico, caso necessite.